segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um animal... Um aprendizado!

Seria novidade se eu dissesse que apredemos inumeras coisas na companhia de animais? Acho que pra muitos ou pra maioria que lêem esse blog, não!
Tenho um gato e cinco cães. Cresci na companhia de animais e na alegria que eles me trazem todas as manhãs!

Diga-me quem que às 06:00h da manhã acordaria na maior felicidade, pulando, correndo e latiando só pra você? Seu cão!
Diga-me quem viria com exatidão no mesmo horário todos os dias te acordar com a leveza de uma mãe que acorda um filho? Seu gato!

Tenho a experiência de conviver com as duas espécies de bichos mais solicitados para domesticação. Sem dúvidas sou apaixonada pelos dois!

O gato é um animal muito recriminado pela sociedade.
Sempre dizem que é traiçoeiro ou que não dá de brincar. Quem diz isso certamente nunca conviveu com um gatinho que foi criado com amor!
O que todos dizem por trairagem na verdade é o modo deles de chamarem atenção, ou simplesmente brincarem! Que animal teria essa audácia de ser traiçoeiro com um bicho muito maior que ele? Por favor né, os animais são inteligentes... Não me digam o contrário!
Brincar com um gato?
Já brincou com um bebê de "cadê cadê? achooooou, nenem"? Ah, então você sabe com majestadade brincar com um felino como ninguém. Eles são crianças. Correm pela casa, se escondem e ainda vão atrás de você. E mais, te dão um susto se escondendo onde você menos imagina. Brincar com um animal ou uma criança é a mesma coisa. É ser criativo para chamar sua atenção, atrair sua curiosidade.
Os gatos são companheiros, creio que sejam principalmente para aqueles que moram sozinhos. Conversar com ele é como estar num divã desses filmes americanos. Eles ficam parados como Esfinges, mas te olham com uma certeza, carinho e leveza... Que não há conselheiro melhor. Gatos são minha paixão!

Um cão...
Bem, desse não há muito mistério à se desvendar. "O eterno amigo do homem."
Fez-me lembrar do filme "Marley e Eu". Aliás, ótima indicação. Que filme real, emocionante.
Sem nos darmos conta, contruímos uma vida ao lado de um animal (principalmente dos cães, eles parecem ter uma vida mais longa). Mudamos os rumos de nossas vidas diversas vezes. Pessoas novas entram e saem de nossas famílias, nossa casa muda de cor e o coqueiro cresce. Mas eles estão alí, abanando a cola como se fossem os de antigamente, como se nada tivesse mudado ou como se nada tivesse que mudar. Os cães, na minha opinião, são dos domésticos, os mais conformados com seus destinos. Se és catador de lixo, ele está alí ao seu lado e roda o bairro inteiro cheirando o lixo junto com você. Se és granfino que frequenta grandes restaurantes, ganhas tosa e um belo laço no pescoço (e talvez até uma cadeira ao lado de seu dono).
Esses dois exemplos, não reclamam de nada.

Podíamos aprender mais com os nossos animais. Garanto que muitos cresceriam de forma inimaginável.
Aprender a dar valor ao que se tem.
Aprender com a leveza do pulo do gato e com a alegria do cão.
O ser humano as vezes é tão mesquinho que não nota essas pequenas coisas que o cercam. Fica cego como um cavalo em frente à uma carroça, só vê o que lhe mandam.

Acho que é uma boa maneira de começar a semana. Olhem o aprendizado que está de baixo de seus narizes.

beijos!

Um comentário:

  1. Posso dizer com toda certeza que ter um gatinho te acordando todas as manhãs é uma das melhores coisas da vida. Eu tenho a mel, que é minha filhotinha! sem ela minha vida não teria o mesmo brilho...
    Adorei teu post!
    bjs

    ResponderExcluir