quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quero meus colegas com diploma também...

Como acadêmica de Jornalismo me sinto na obrigação de comentar a situação da minha futura profissão.

''Não é mais exigido o diploma para jornalismo''

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu esta semana que o diploma de jornalista interfere no livre arbítrio de comunicar-se, expressar-se e pensar, redigido na Constituição dos Direitos Humanos. Tal julgamento teve 8 votos contra 1 a favor do diploma para a profissão. Esses 8 ministros afirmam que mesmo com o diploma muitos são maus profissionais e por isso não precisariam ser formados, pois muitos outros se expressariam da mesma forma (...).

''Vamos e convenhamos'' que eles estão generalizando demais a massa de jornalistas deste Brasil. Aqui, em Santa Catarina, (está certo) muitos dos bons profissionais atuantes nas redes mais influentes não contém o diploma necessário, e ninguém se rebela contra tal fato. Mas quando se torna uma atitude pública, com tamanha divulgação na mídia acaba desmoralizando nossa profissão, bagunçando um ''posto'' na sociedade que já tinha 40 anos de existência.

O assunto tornou-se preocupante para a maioria dos acadêmicos de jornalismo, fato. No entanto o diretor da ANJ, Paulo Tonet Camargo, afirma:
''Em termos de emprego e contratação, não vejo alteração. Eu acho que, para o mercado de trabalho, para a formação superior de jornalista, isso não deve se altera.''
Assim todos nós, futuros jornalistas, que estamos nos capacitando, esforçando-nos, aprendendo a melhor manenira possível de entrar em contato com o público e passar a notícia da forma mais clara, ESPERAMOS.

“Desinstitucionalizar a imprensa me parece um erro, porque ela ainda é a maior busca da verdade que existe.” Ricardo Gandour, jornalista do Estado de S. Paulo.
Sem mais palavras...

Ótima quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário