quarta-feira, 23 de junho de 2010

África do Sul, a anfitriã da Copa do Mundo 2010

Superando todas as expectativas, o país sede da Copa 2010 vem surpreendendo a todo o mundo. O país mais rico do continente é muito apontado por conter altos índices de assassinatos, e os roubos que assolam a toda população. Inúmeras emissoras tiveram seus equipamentos furtados antes mesmo de começarem os jogos.

Apesar destas falhas, a África também surpreendeu com seu povo alegre, e a já famosa Vuvuzela. No começo a corneta foi alvo de críticas. “Como transmitir tantos jogos com cerca de 70 mil pessoas soprando essa vuvuzela? Os telespectadores e ouvintes não suportarão tamanho zunido diário”, diziam os jornalistas. Porém, o mundo ficou adepto a essa “música”, e não há torcedor que não fale dela, nem que seja para fazer uma brincadeira.

Outro ponto que tem gerado grandes discussões pelo mundo é a bola da Copa. A Jabulani, feita pela patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2010, a Adidas. Ela tem trazido transtorno a alguns times, que colocam a culpa de erros de passe e “frangos” do goleiro na bola usada em campo.

Pesquisadores da Universidade de Bath, Inglaterra, afirmam que realmente a Jabulani atinge maiores velocidades e faz mais curvas que a bola da Copa de 2006, a Teamgeist, por exemplo. Pois, a capa que a recobre tem pequenas depressões na superfície, assim como uma bola de golf, que precisa atingir grandes distâncias.

Como o mundo pode perceber, a anfitriã, África do Sul, recebe os mais de 250 mil pessoas e 15 mil jornalistas, acompanhada pela mocinha e a vilã. A vuvuzela e a Jabulani, respectivamente.

FONTE: Site da revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário