quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mestres

Até a 5ª séria toda criança no colégio em que eu estudava fazia lembrança nas datas comemorativas, feriados ou datas especiais. Nossos professores sempre davam ênfase pro valor dessas coisas. Quando era o dia dele, vinha um coordenador perguntar o que faríamos para o dia 15 de outubro, Dia dos Professores. Nós fazíamos cartinhas, cestas, juntávamos dinheiro e comprávamos presentes simples, mas de coração.

Depois de um tempo essas coisas passaram a ser banais, não só para os alunos, como para o colégio parece.
Não comemorávamos mais o dia da Independência, Bandeira, das Mães ou Pais. Quisá o dia do Professor.
Apartir daquele momento, 7ª série em diante, a impressão que todos passam é que aquilo vira mico.
Esses dias patriotas virão meras cantaroladas de hino.
O dia das mães ou pais, vira sinônimo de gasto do dinheiro do bolso dos mesmos. E o dia do Professor? Bem... Esse muito menos era lembrado, quem sabe um abraço de alguns mais simpáticos. Um presente dado era "puxar o saco do professor".

Desde então vejo que essas atitudes vem mudando o mundo. Prova disso foi o nosso 7 de setembro. Foi na passarela Nego Querido, APENAS.
Apenas sim. Cadê o patriotismo dessa nação? Ah bom, ele (o patriotismo) foi transferido para aquela pequena passarela pois no dia seguinte haveria a Parada da Diversidade, fato muito mais importante, de maior valor sentimental e, obviamente, econômico.
Aí me ficam as dúvidas... Esse Brasil de terceiro mundo, capaz de suporta Copa, Olimpiadas e Fórmulas 1, é incapaz de adorar sua pátria um dia que seja?

Bem, meu interesse nesse desabafo não era o 7 de setembro, mas sim o Dia dos Professores.
Por meio deste eu quero agradecer a todos os mestres que me ensinaram além do ABC, a VIDA. Agradecer a calma, a paciência, o bom e o mau humor. Desejar a sorte, o sucesso e a eterna felicidade praqueles que fazem de nós, GENTE.

Abrace o seu professor, mostre que se importa com o serviço dele, mostre que sua gratidão é do tamanho do empenho dele, ou pelo menos tente isso.

Tais atitudes não tem comparação.
São os pequenos gestos que mais conquistam os outros.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário