sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O comércio, natal e o patriotismo

Em pleno outubro já havia panetones pelos supermercados! Cheguei a indagar com a minha mãe: "Deve ser do ano passado, né?"
Não, eles não eram.
Começo de novembro e o Papai Noel já está chegando nas lojas mais famosas da cidade.

"Vocês estão vendo o que eu estou vendo?"
É o comércio que faz o nosso tempo voar desse jeito. É ele que é o antecipado, o apressado que faz eu viver uma data quase 2 meses antes de ela acontecer.
Sede por dinheiro. Ganância. Egocentrismo ou egoísmo.
Pra mim pode ser tudo isso junto, ou talvez todas partam da mesma idéia mesmo. Só sei que eles fazem com que eu viva um mundo antes mesmo de ele acontecer e daí a minha vida fica assim conturbada, corrida. Não vivemos as coisas que deveríamos e outras datas que também mereciam respeito.

Afinal, você sabe qual é o feriado de 15 de novembro?
Pois é.... As pessoas estão mais curiosas pela passagem do novo caminhão de natal da Coca-Cola do que com o seu patriotismo do dia da Proclamação da República que é daqui a 2 dias!
Mas não culpo ninguém, não. Até porque não tenho esse poder. Somos criados dessa forma. Desde de pequenos, desde sempre até sempre.
Isso foi uma lavagem que o comércio e sua magnífica, sim é magnífica, publicidade fez ao longo dos anos em todos nós.
Agora o mundo não gira, ele voa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário